sábado, 4 de julho de 2009

Meditar é viver



Ultimamente, muito se tem comentado sobre meditação e técnicas de relaxamento e controle do estresse.

Como diria mestre Saulo Nagamori há diferentes metodologias e até conceitos sobre o que é meditação, pois este termo é utilizado por diferentes filosofias e religiões. Alguns conceitos são até contraditórios.

Vou compartilhar apenas a minha visão particular sobre o conceito de meditação.

A meditação é um estado de atenção plena no momento presente, no aqui-agora. Este estado pode ainda ser caracterizado por uma atitude de não-resitência, de aceitação e de conexão consigo mesmo e com tudo à sua volta.

Quando você está neste estado, sua percepção é ampliada e você é capaz de perceber suas sensações, seus pensamentos e seus sentimentos. Pode ser também que em determinado momento, você também se de conta do que há por trás de todas essas sensações, pensamentos e sentimentos até chegar à sua verdade mais profunda.

A meditação pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento. Pode acontecer enquanto você está fazendo algo ou enquanto não estiver fazendo nada. Pode acontecer nas chamadas “técnicas de meditação” ou simplesmente enquanto você caminha ou conversa com alguém.

Meditação não é um estado de desconexão com a Vida, não é fuga. Muito pelo contrário, é um estado onde você vai em direção à Vida, onde você entra em contato com ela e tem plena consciência de que você é também é parte dela.

Neste estado, pode ser que os pensamentos e julgamentos cessem e que você veja tudo do jeito que é, sem qualquer interpretação ou julgamento de valor. Pode ser que sinta um estado de total tranquilidade e silêncio interno.

Uma das consequências deste estado é o relaxamento das tensões físicas e mentais. Entretanto é preciso ficar claro que meditação e relaxamento são conceitos diferentes. Como foi dito, a meditação pode acontecer em qualquer momento. Você pode fazer uma caminhada em estado de meditação. Em uma caminhada seus músculos da perna não estarão totalmente relaxados, do contrário, você não seria capaz de caminhar. A diferença é que neste estado sua atenção será tão plena que você utilizará apenas a força necessária para caminhar.

Uma das maneiras mais simples de experimentar a meditação é trazer a atenção para seu corpo e manter uma respiração solta e fluída com uma atitude de observador passivo das sensações, dos pensamentos e dos sentimentos. E quando isso se tornar natural em você, talvez você perceba e se dê conta de quem você realmente É.

Yena-Noha e otima semana.


Nenhum comentário: